As empresas precisam recolher vários impostos. Um dos principais é a GNRE – Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. Essa guia se faz necessária principalmente para lojas virtuais que vendem interestadual.

 

O que é a GNRE?

A GNRE é um documento exigido pelos estados para recolher o ICMS DIFAL. A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais é um imposto que as empresas precisam pagar referente as vendas de produtos para outros estados diferentes da origem da companhia.

A emissão da GNRE é uma maneira que os estados encontraram para partilhar o ICMS – Imposto sobre a circulação de mercadoria. A guia tem como objetivo facilitar a arrecadação e o recolhimento do imposto no estado de que o produto foi enviado. Isso acontece pois se trata de uma operação comercial em que há transporte interestadual.

Para as ecommerces, é muito importante entender como funcionar a emissão da GNRE para evitar problemas futuros contábeis.

A emissão da guia GNRE fica sob a responsabilidade da empresa que vende o produto para outro estado, chamado de antecipação de ICMS. Mas o recolhimento pode ser realizado tanto pelo remetente ou destinatário. Isso vai depender da situação.

De acordo com a Emenda Constitucional 87 de 2015, o cliente paga esse guia quando ele é contribuinte do ICMS. No entanto, quando o destinatário não contribuir com esse imposto, o recolhimento da guia fica ao cargo da empresa.

A emissão da guia pode ser feita no portal GNRE de cada estado.

 

Como emitir a GNRE?

Como visto acima, a empresa que vende o produto para outro estado é responsável pela emissão do guia. Para fazer isso, é importante que as empresas tenham os tributos ICMS ST ou ICMS DIFAL cadastrados na sua natureza de operação.

Para emitir a GNRE, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o portal GNRE do seu estado;
  2. Clique na aba – Gerar GNRE;
  3. Preencha as informações solicitadas como estado favorecido, tipo de GNRE, valores, informações do contribuinte, data de vencimento, receita, data de pagamento.
  4. Valide as informações.
  5. Imprima a guia

Após emitida, a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais não poderá ser cancelada. Somente as guias não pagas serão canceladas automaticamente pelo próprio sistema.

 

Emissão de nota

Além da GNRE, a empresa precisa emitir a nota fiscal de venda. O Small Business NFe da Atende Smart é um software inovador e atualizado com as legislações vigentes no Brasil.

O Small Business NFe é um sistema que permite que as organizações se adequem às secretarias de fazenda estaduais. O software é muito prático, fácil e rápido para emitir as notas fiscais.

O sistema tem diversas funcionalidades. Além disso, ele controla diversos setores da empresa, como financeiro, contábil, suporte, entre outros, num único ambiente.

Um software que gerencia as áreas administrativas, tributárias e financeiras permite que a empresa se torne mais segura e organizada. Com o sistema Small Business, é possível emitir notas fiscais de diferentes modelos, integrando os setores. Isso garante ao empreendedor maior otimizando de tempo para pensar no seu negócio de forma estratégica, criativa e dinâmica.

Quer conhecer mais sobre o software e outras soluções? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Whatsapp
Agilize seu atendimento!
Fale com um de nossos consultores via Whatsapp