A logística é um setor fundamental para vários tipos de empresa. Seu ciclo é composto desde o transporte da matéria-prima, estoque e entrega do produto final ao cliente. Por isso, compreender e otimizar a gestão logística das companhias é um passo significante para melhorar seu posicionamento no mercado.

 

Mas afinal, o que é a gestão logística?

A gestão logística envolve uma série de tarefas essenciais para que a empresa funcione com sucesso. As principais atividades são: armazenamento, transporte, embalagem, manuseio, entrega, entre outras.

Todas essas tarefas estão relacionadas diretamente com o grau de satisfação dos clientes. Qualquer problema com qualquer uma dessas atividades poderá acarretar atraso na entrega, vencimento de mercadorias e danos aos produtos.

Otimizar a gestão logística permite as empresas melhorarem sua produtividade e contribuírem para aumentar a satisfação dos clientes. Isso dará uma vantagem competitiva para qualquer tipo de negócio.

Erros que precisam ser evitados

Quando ocorrem erros na gestão logística, recursos financeiros são consumidos, a satisfação dos clientes despenca e a empresa tem um desgaste de imagem e credibilidade.

Há 4 erros fundamentais na gestão logística que as empresas precisam evitar:

  1. Não ter preocupação com o armazenamento das mercadorias, matérias-primas e produtos finalizados;
  2. Não dar visibilidade ao sistema de informação;
  3. Não ter um software que sincroniza os pedidos e a cadeia de suprimentos;
  4. Não entender que a cadeia de suprimentos é uma estrutura dinâmica.

 

Esses erros podem ser minimizados e até extintos se as empresas adotassem ferramentas tecnológicas.

 

Ferramentas tecnológicas que otimizam a gestão logística

Algumas ferramentas tecnológicas são capazes de automatizar tarefas, gerenciar falhas, diminuir custos e garantir maior eficiência dos processos.

As principais são:

CRM (Custom Relationship Management)

Com um software de CRM – gestão de relacionamento com os clientes, as empresas podem capturar e armazenar dados sobre seus clientes. Essas informações são uteis para serem utilizadas no gerenciamento do funil de vendas.

O Sistema Pipeline da Atende Smart auxilia as empresas a personalizarem suas interações com os clientes, a fim de melhorar sua relação com o negócio.

TMS (Transportation Management System)

O TMS – Sistema de gerenciamento de transporte é um sistema completo que gerencia o fluxo logístico das organizações. Ele pode ser integrado ao ERP.

Sistema de gerenciamento de estoque

Esse software gerencia as tarefas relacionadas com o estoque. O Wholesaler Pro é um sistema voltado para distribuidores, empresas de atacado e varejo.

Sistema de rastreamento

Um dos melhores recursos no processo de entrega é a capacidade que o cliente tem de rastrear as mercadorias adquiridas. Por conta de um software de rastreamento, as empresas podem monitorar e catalogar os produtos até o seu destino final.

Esse sistema ajuda a organizar o relacionamento com os clientes, permitindo que eles tenham dados sobre suas compras em tempo real. Isso garante maior confiabilidade e segurança para os clientes.

ERP (Enterprise Resource Planning)

O sistema ERP é uma solução que integra as informações da empresa dos diferentes setores. Dessa forma, o gestor consegue ter uma visão macro do seu negócio.

O ERP Atende Smart é um software completo para empresas de pequeno, médio e grande porte. Seu formato de módulos permite que a empresa adquira o que for melhor para sua rotina corporativa.

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