De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, há quase 3,5 mil opções de marcas de franquias no Brasil que podem ser escolhidas por empreendedores para investir. Com tantas alternativas, é importante pensar cuidadosamente na hora da escolha e evitar armadilhas que o franqueado por cair.
Desde 2014, um dos setores que mais cresce no país é o de franquias. Atualmente, o franchising representa quase 3% do PIB nacional. Além disso, a taxa de mortalidade das franquias é mais baixa.
Segundo dados do Sebrae/SP, no Brasil, 27% de novas empresas fecham no primeiro ano, 60% em cinco anos e 80% em dez anos. No setor de franquias, essa taxa de mortalidade cai drasticamente. Apenas 5% fecham no primeiro ano e 10% em uma década.
A principal causa de encerramento das franquias é a existência entre franqueador e franqueado. Além disso, há desconhecimento de termos contratuais e baixo desempenho da unidade franqueada.
Além de pensar em ser eu próprio patrão, adquirindo uma franquia, o franqueado precisa conhecer suas limitações e algumas armadilhas que ele possa vir a cair. Conheça as 6 principais:
Armadilha 1 – Adquirir franquias e não as administrar
Aquela expressão: “É o olho do dono que engorda o gado”, também vale para franquias. É muito comum, uma pessoa comprar uma franquia e presentear um familiar. O resultado pode ser desastroso.
Há inúmeros modelos de negócios, por isso, é importante levar em consideração se a pessoa que o franqueado deseja colocar na empresa tem realmente esse perfil. Não force o familiar a aceitar o trabalho. Nem todo mundo tem perfil empreendedor.
Armadilha 2 – Tentar mudar o padrão da empresa franqueadora
A franqueadora tem pontos muito severos como produtos, publicidade e taxa de royalties.
A mudança nos padrões pode ocasionar ao franqueado, sérios problemas financeiros e jurídicos. Quer ser criativo? Crie seu próprio negócio.
Armadilha 3 – Não basta apenas gostar de determinada marca
Admirar ou gostar de uma determinada marca, não basta para abrir uma franquia. É importante ter afinidade com o negócio e com os produtos. É importante estar atento a todos os processos que estão atrás do balcão, principalmente o setor de vendas.
Armadilha 4 – Não analisar o COF com calma
O COF é a Circular de Oferta de Franquias. O franqueador entrega esse documento ao candidato que tem até 20 dias para analisá-lo.
No COF, há todas as informações sobre o negócio, condições gerais, obrigações, aspectos legais, responsabilidades de ambas as partes, deveres, entre outros. Esse documento é tão importante que não pode ser lido de forma leviana. É fundamental apresentar para um advogado para que ele aponte alguns pontos dúbios.
Armadilha 5 – Investimento inicial pode ser maior em muitas franquias
Em muitas franquias, o investimento inicial proposto para o franqueado não inclui vários itens, fazendo com o capital necessário para o empreendimento abrir seja maior do que o previsto.
Em geral locação de ponto físico, circuito interno de segurança, entre outros não estão inclusos no aporte inicial. É preciso se atentar para esses itens.
Armadilha 6 – Não analisar números da franqueadora
É essencial solicitar e analisar o faturamento da rede, para saber se o valor do investimento está compatível e coerente.
Antes de escolher qualquer franquia, é necessário fazer um levantamento da situação financeira da franqueadora. Para isso, consulte as entidades comerciais e órgãos governamentais.
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