No dia 08 de novembro de 2021, João Doria (PSDB-SP), Governador de São Paulo anunciou a mudança o novo cartão de transporte Top, que vai substituir o cartão Bom, que é utilizado em todas as linhas de ônibus na região metropolitana do Estado. A troca oferece uma nova funcionalidade para os usuários: função de crédito e débito.

 

Cartão de transporte Bom vira Top

O cartão de transporte Bom é aceito nos validadores de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU. Além disso, o cartão funciona para pagar as tarifas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e no Metrô de São Paulo. A funcionalidade do Cartão Bom sempre foi restrita ao sistema de transporte do Estado.

Com a substituição do cartão Bom para Top, ele ganha uma versão mais moderna e funcional. O novo cartão integra as funções de pagamento de transporte, com as modalidades de compras à débito ou à crédito. Os desenvolvedores apontam que em etapas futuras, serão acrescidos novos serviços ao cartão Top.

O usuário poderá manter a opção de usar o cartão apenas para pagar o transporte. Para uso somente para transporte, o desconto de R$ 1,50 para integrar ônibus e trilhos permanece ativo.

A plataforma do cartão TOP é controlada pela empresa Transpass. No aplicativo, os usuários também podem adquirir bilhetes digitais, por meio de um QR Codes, parar utilizar na CPTM ou no Metrô.

Função de crédito

Na função de crédito, o cartão Top tem a bandeira Mastercard e adesão opcional na plataforma. Nela, o usuário, deverá fazer um cadastro que será vinculado a uma conta digital, que poderá ser acessada nos dispositivos móveis.

Essa conta digital vai permitir pagamentos, recebimento de salários, transferências e outros serviços bancários. A conta Top é gratuita, mas para utilizar a função de crédito no cartão, o usuário deverá pagar uma anuidade de R$ 16,90, mensalmente.

Para incluir esse cartão no seu negócio, é importante contar com um sistema PDV integrado como o da Atende Smart.

 

Troca do Cartão Bom pelo Top será gradativa

É importante entender que os créditos do Cartão Bom não serão transferidos para o Top. O usuário terá o dia 31 de março de 2022 para utilizá-los. Após essa data, o cartão Bom não será mais aceito pelos sistemas de transporte.

Desde 05 de novembro, é possível fazer a solicitação do novo cartão. Para a modalidade Bom Comum, as solicitações serão feitas a partir de dezembro. Para as demais modalidades – Sênior, Escolar, Especial e Empresarial, os cartões poderão ser trocados a partir de 2022.

Não haverá cobrança pela emissão do cartão Top, mas o usuário deverá pagar pelo envio, caso opte em receber o cartão no seu endereço. Para retirar gratuitamente, o usuário pode procurar uma das lojas Pernambucanas conveniadas.

É fundamental destacar que o cartão Top entra no lugar apenas do Cartão Bom. O novo cartão não substitui o Bilhete Único – cartão de transporte da Cidade de São Paulo. Esse último vai continuar sendo aceito nos ônibus do munícipio.

Quer saber mais sobre os nossos sistemas e como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram

Whatsapp
Agilize seu atendimento!
Fale com um de nossos consultores via Whatsapp