O povo brasileiro tem espírito empreendedor na sua natureza. Mesmo diante da pandemia de 2020 do Covid-19, o país fechou o ano com aproximadamente 20 milhões de empresas ativas. Com o avanço tecnológica e as novas tendências de mercado, se tornou cada vez mais importante escolher o melhor sistema para lojas, de acordo com a necessidade do seu negócio. Mas antes disso, é necessário conhecer os tipos de empresas que existe no Brasil.

 

Tipos de empresas no Brasil

A lei brasileira é bem complexa sobre os tipos de empresa, atividade, quantidade de sócios, faturamento e constituição. Em geral, os principais tipos de empresas no Brasil são:

  1. Microempreendedor Individual (MEI)
  2. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
  3. Empresa Individual
  4. Sociedade Anônima (SA)
  5. Sociedade Simples
  6. Sociedade Empresária Limitada (Ltda)
  7. Sociedade Limitada Unipessoal

Cada empresa tem uma necessidade diferente, que vai determinar o sistema para lojas mais indicado. Conheça as particularidades dos principais tipo de empresa.

MEI

O MEI é uma empresa voltada para trabalhadores autônomos, para que eles formalizem suas atividades profissionais. Nesse tipo, o faturamento máximo deve ser de R$ 81 mil por ano. Para o MEI, um sistema para lojas recomendado é o Sistema Small Business SAT que emite cupons eletrônicos.

ERELI

Esse modelo é ideal para o empreendedor individual que deseja garantir junto a receita a separação entre pessoa física e pessoa jurídica.

Sua diferença para o MEI é a exigência de uma capital inicial mínimo de 100 salários mínimos. Além disso, não há limite de faturamento.

O sistema para lojas recomendado para esse modelo é o Small Business NFe, que emite notas fiscais e calcula tributos fiscais e estaduais.

Sociedade Anônima (SA)

Nesse tipo de sociedade, os sócios são acionistas e suas responsabilidades estão ligadas diretamente a porcentagem das ações.

Quando a empresa é uma sociedade anônima fechada, os recursos são dos acionistas e a empresa é controlada por eles. Quando ela abre capital, suas ações passam a ser negociadas na bolsa de valores.

O sistema de loja indicado para esse tipo de sociedade é o Atende Smart Sales Pro. Ele é voltado para redes de varejos e franquias que precisam controlar caixa, estoque e finanças de forma integrada.

Sociedade Limitada (Ltda)

A empresa Ltda tem dois ou mais sócios que contribuem com dinheiro ou bens para formar o capital social. A responsabilidade dos sócios está limitada ao capital social do negócio.

Esse tipo de empresa é bastante usado no ecommerce, pois a sua abertura permite ser compartilhada por vários donos, o que facilita a operação e o investimento da empresa.

Com base nisso, o sistema para lojas recomendado é o Atende Smart Ecommerce.

Se você ainda não escolheu que tipo de empresa gostaria de abrir, avalie cuidadosamente cada modelo e suas diferenças. E lembre-se que é possível mudar o tipo de empresa, com o crescimento do seu negócio.

Independemento do modelo ou porte da sua empresa, um sistema de gestão ERP como Atende Smart ERP é uma ferramenta imprescindível para manter seu negócio integrado e organizado.

Quer saber mais sobre sistema para lojas? Fale com nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram

Whatsapp
Agilize seu atendimento!
Fale com um de nossos consultores via Whatsapp