O setor gastronômico é um ramo cresce constantemente. Alimentar fora de casa é um hábito comum no Brasil. Por ano, o setor aumenta em 12%. Mesmo com a pandemia esse segmento continuou em expansão.

De acordo com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, por ano, são mais 450 mil oportunidades de emprego no setor gastronômico, principalmente em restaurantes e bares.

Mesmo assim, esse serviço é complexo e exige amplo conhecimento do setor e uma constante busca por melhorar a qualidade dos serviços. Além disso, é preciso um planejamento adequado, cumprimento de diversas normas estabelecidas pelos órgãos federais e municipais.

Toda essa complexidade impacta diretamente o setor gastronômico. De acordo com dados da Abrasel, 35% de restaurantes e bares decretam falência em apenas dois anos de funcionamento.

Mesmo assim, o mercado de restaurantes e bares continua superaquecido, com novas tendências e serviços diversificados.

O tamanho do setor gastronômico

Mesmo com a pandemia, o poder econômico do brasileiro cresceu nos últimos anos. Além disso, o crescimento das mulheres no mercado de trabalho provocou um aumento de pessoas que trabalham durante todo o dia em diferentes estabelecimentos. Por causa de fatores sociais, econômicos e políticos, um terço da população brasileira se alimento fora de casa.

O setor gastronômico movimenta mais de 170 bilhões de reais por ano, atendendo cerca de 80 milhões de consumidores mensalmente.

De acordo com dados da Folha de São Paulo, as refeições fora de casa cresceram em 140% em todo Brasil, nos últimos anos. De acordo com a Abrasel, o segmento é o maior empregador do setor econômico. São 6 milhões de empregos, representando 1

Estima-se que há cerca de 1 milhão de negócios, considerando restaurantes, lanchonetes, bares etc. Desses, quase 94% são micro e pequenos negócios e quase 650 mil são informais. Os restaurantes movimentam 30% desses comércios, sendo distribuídos da seguinte forma pelas regiões brasileiras:

Sudeste – 60%

Sul – 25%

Nordeste – 9%

Centro-Oeste – 5%

Norte – 1%

Investimento em tecnologia

Todo ramo de atividade, é fundamental ter um plano de negócio com os seguintes elementos: custo operacional, identificação de oportunidade de negócio, investimento necessário, quantificação dos clientes e estimativa de faturamento. Além disso, o empreender que deseja ter sucesso e não sucumbir aos 2 anos, precisa ser criativo, inovador e investir em soluções tecnológicas como o Atende Smart Food & Beverage.

Esse software foi desenvolvido para atender restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, entre outros estabelecimentos do setor gastronômico. Ele garante praticidade e agilidade, automatizando diversos processos.

O software ajuda na automatização de atendimento, melhorando a experiência do cliente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores não voltam a restaurantes, bares ou lanchonetes por causa do atendimento. Além disso, serviços adicionais como delivery são diferenciais para conquistar os consumidores.

Tendências para 2022

O cenário no setor gastronômico é muito promissor e novas tendências surgem todos os dias, na medida que o comportamento do consumidor vai mudando. Alguns nichos vão continuar em alta em 2022. São eles: comida asiática, em especial japonesa, tailandesa e chinesa; comida vegetariana e vegana, restaurante saudável e natural, restaurante gourmetizado, entre outros. O nicho de alimentação saudável é o que mais cresceu nos últimos anos, cerca de 98%.

Quer saber mais sobre o software Atende Smart Food & Beverage? Fale com nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram


Warning: openssl_decrypt(): IV passed is only 12 bytes long, cipher expects an IV of precisely 16 bytes, padding with \0 in /home/b/blogatendesmart/www/wp-content/plugins/instagram-feed/inc/class-sb-instagram-data-encryption.php on line 100
Whatsapp
Agilize seu atendimento!
Fale com um de nossos consultores via Whatsapp