Sabemos o quanto um bom controle financeiro é importante para a saúde financeira de uma empresa, afinal de contas, é importante ter conhecimento de todos os recebíveis e também as obrigações com os pagamentos à fornecedores e colaboradores.

Para isso é importante ter um fluxo de caixa eficaz e confiável, desta forma, é possível controlar de forma simples toda a circulação de dinheiro dentro da organização, tendo assim, muito mais informação, gestão e controle.

Então, se você quer saber mais sobre o Fluxo de Caixa e como ele deve ser feito, continue lendo este artigo, que vamos explicar tudo!

O que é o Fluxo de Caixa?

Vamos explicar de uma forma simples, o fluxo de caixa, nada mais é que um relatório com todas as entradas e saídas financeiras da empresa, ou seja, é um relatório onde estão relacionadas todas as contas que devem ser pagas e todos os pagamentos que devem ser recebidos de clientes.

O fluxo de caixa antigamente era feito todo de forma manual, mas hoje em dia, felizmente, existem sistemas como os da Atende Smart, que fazem todo o fluxo de caixa de forma automatizada, realizando alterações no relatório assim que uma compra ou uma venda é efetivada.

Qual a importância do fluxo de caixa para minha empresa?

Conforme mencionamos anteriormente neste artigo, o fluxo de caixa é um relatório onde constam todas as entradas e saídas financeiras de uma empresa. É através dele que é possível acompanhar todos os recebimentos, o que permite a identificação e o acompanhamento de inadimplências e também, acompanhar todos os pagamentos que devem ser realizados, evitando assim o atraso e, em muitos casos, a cobrança de de multas.

É importante ressaltar também que é através das informações obtidas com o relatório de fluxo de caixa, que é possível planejar futuros investimentos e até mesmo, prever os possíveis cenários financeiros para os próximos meses, avaliar se as operações realizadas pela empresa estão trazendo o lucro esperado ou estão dando prejuízos.

Como fazer um Fluxo de Caixa

Para conseguir ter uma análise real da situação financeira da empresa e conseguir trabalhar em cima de  informações seguras, é preciso ter um fluxo de caixa muito bem elaborado. Para isso, é importante ter o conhecimento necessário para executar essa tarefa ou ter o auxílio de um sistema seguro.

Além disso, é importante que o usuário, lance as informações de forma correta, só assim será possível que os relatórios obtidos do sistema sejam seguros e que tragam informações reais do cenário financeiro da empresa.

E para ajudar a sua equipe nessa tarefa, separamos três dicas super simples, mas que vão ser muito úteis na hora de fazer um fluxo de caixa eficiente, eficaz e seguro. Vamos lá!?

1. Relacione as entradas e saídas

Para começar um fluxo de caixa, é importante que seja feita a divisão dos valores de entrada e saída da empresa, sendo os valores de entrada todos os recebíveis (vendas) e os de saída todos os valores a serem pagos, sejam eles fornecedores, colaboradores, instituições financeiras, despesas com a unidade, entre outros.

2. Seja detalhista

Identifique todas as informações inseridas no fluxo de caixa! Nomeie cada uma das despesas ou entradas relacionadas, assim ficará muito mais fácil e rápido tomar decisões. Além disso, com tudo discriminado, será muito mais fácil a interpretação dos demais funcionários, o que facilita a comunicação interna.

3. Analise os resultados

De nada adianta ter um fluxo de caixa bem elaborado, se os dados não são analisados, correto? Por isso, quando estiver com esse relatório em mãos, tire um tempo para analisar todas as informações e se preparar para as tomadas de decisões para os próximos meses e investimentos.

Com isso, tudo o que dissemos no decorrer deste artigo, acreditamos que tenha ficado claro o quanto ter um fluxo de caixa bem estruturado é indispensável para a saúde financeira de uma empresa correto!?

Também foi possível concluir que a melhor forma de fazer esse relatório é com a ajuda de um sistema especializado, pois assim, além de ter as informações a qualquer hora e com segurança, com o uso de um sistema tudo fica muito mais fácil.

E a Atende Smart tem uma linha completa de sistemas que podem te ajudar na gestão do seu negócio, independente do ramo de atividade! Estamos no mercado há mais de 20 anos, com sistemas completos e seguros, que são perfeitos para a sua necessidade!

Quer saber mais sobre os nossos sistemas e como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Whatsapp
Agilize seu atendimento!
Fale com um de nossos consultores via Whatsapp